sexta-feira, novembro 18, 2005

to know auschwitz...


Conhecer este pedaço de terra é muito mais do que apenas fazer turismo. É saber deixar-se transportar no tempo e perceber a dimensão da Lista de Schindler, que depois da visita nos oferece uma visão bem melhor do que a que nos é projectada pela nossa imaginação ou ouvir o relato da guia que, muito profissionalmente, injecta uma dose extra de dramatismo a cada frase, a cada compartimento, a cada imagem...
Auschwitz é hoje um negócio, onde por enquanto o respeito ainda é exigido, mas não o será por muito tempo.
Regressar para uma segunda ronda não estará por certo nos planos de ninguém, e por muito q se tente passar uma imagem de local de genocídio, documentos como filmes fotos e afins acabam sempre por ter mais impacto.
É certo que os documentos históricos estão lá, o local mantém-se praticamente intacto, salvo um ou outro forno destruido logo após a derrota nazi, mas ao estar dividido em dois locais faz Auschwitz valer o preço do bilhete e Birkenau uma passagem rápida pela entrada, pois o resto tem relativo interesse.
Para quem se aventure, tenha em mente que no fim da visita existem vários filmes e documentários que merecem ser vistos... E já lá vão 60 anos.

Este vale a pena ver, é o melhor site sobre Auschwitz e Birkenau:
http://home.swipnet.se/~w-49276/docs/auschwitz/welcome.htm


sedento@hotmail.com