terça-feira, abril 24, 2007

Poupar ou Investir para Ganhar

Investir em produtos financeiros hoje em dia está ao alcance de um simples “clic” no rato do computador. São cada vez mais as pessoas que investem em produtos financeiros, tal como são cada vez mais as que o fazem através da Internet. Esta observação revela que, para além de um certo descontentamento com a rentabilidade dos depósitos a prazo, os Portugueses começam a perceber que é possível rentabilizar as suas poupanças com taxas bastante superiores às dos depósitos a prazo. Simplesmente, esta situação implica um determinado nível de risco associado ao que anteriormente se designava por poupança e passa a designar-se por investimento.

O principal objectivo de quem investe neste tipo de produtos é uma rentabilidade, que supere a taxa de poupança a prazo, associada a um nível de risco idealmente muito baixo.

A maioria dos pequenos investidores que aplicam as suas poupanças fá-lo devido ao aconselhamento do seu gestor de conta, e na entidade bancária onde têm o seu capital. Este aconselhamento é feito após uma apresentação cuidada e exaustiva de todos os produtos que qualquer entidade bancária tenha ao dispor dos clientes, e sempre dependendo de dois factores principais, dinheiro disponível para investir e o risco associado a cada investidor.

Cabe a cada cliente, avaliar o potencial de rentabilidade esperada, ponderar, reflectir, analisar, se possível consultar opiniões formadas dos especialistas na matéria e por fim tomar a decisão sobre qual o investimento a fazer, ou qual o produto a escolher. Este “simples” exercício, tal como qualquer tipo de planeamento, terá uma influência preponderante no resultado final da mais valia retirada de cada investimento. Quanto mais informação se obtém de cada produto e do mercado em que o mesmo actua, e quanto maior for o planeamento, melhor será o resultado final.

Actualmente existem diversos produtos financeiros acessíveis a qualquer indivíduo que queira aplicar os seus rendimentos e tentar uma determinada rentabilidade. Estes produtos encontram-se divididos em três grandes áreas: - as poupanças, os fundos e a bolsa.

Os mais populares são as acções em bolsa onde a rentabilidade é bastante volátil e com um risco associado de elevado nível. Os fundos de investimento começam também a ganhar bastantes simpatizantes, uma vez que existem fundos com diferentes níveis de risco e diferentes tipos de produto, existindo sempre uma correlação directa entre o risco e o produto, diferenciado muitas vezes com o tipo e localização de mercado alvo de cada produto. Um exemplo de um fundo de investimento, que engloba um conjunto de acções de empresas cotadas em países onde as taxas de crescimento são elevadas e o potencial de crescimento é equivalente, são os fundos de investimento em mercados emergentes. Estes são comuns a diversas sociedades detentoras de fundos de investimento, apesar de poderem utilizar denominações diferentes. Para além destes produtos, existem as poupanças, conhecidas de todos, que se diferenciam na rentabilidade e no tempo, dependendo sempre da quantia que se pretende afectar a um produto deste género.

Seja qual for o montante a investir, o produto que seja apresentado, a rentabilidade que efectivamente garantam, existem sempre situações que aparentemente nunca são bem esclarecidas, pelo que a melhor forma de se ter uma boa rentabilidade do nosso dinheiro é contactando com um consultor financeiro especialista na área de poupança/investimento. É necessária uma grande confiança nesta pessoa, o que significa que não se pode desanimar ou desistir apenas porque no primeiro ou segundo investimento não se obteve o resultado esperado.

A economia é feita de ciclos, uns mais longos e outros mais curtos, mais ou menos acentuados, e é cada vez mais difícil prever em que ponto do ciclo económico nos encontramos. Apenas podemos ter certeza de duas coisas: - o mercado cresce naturalmente, pode demorar mais ou menos anos, mas acaba sempre por crescer; - nunca, mas nunca colocar todo o dinheiro num só produto, criar sempre uma carteira variada de investimentos.

sedento@hotmail.com

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já actualizavas o teu post!...Não?

Porta-te bem...

Um abraço polaco!

Jonny War

8/28/2007 10:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cześć!!

Já fazias um "update" do teu blog! Não?
Impressionante!...

Porta-te bem!

Um abraço Polaco!
Jonny War

8/29/2007 7:23 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home